Bem-vindos ao Liceu Jujutsu de Tóquio

Se são fãs da série Jujutsu Kaisen, o que estão a fazer aqui?

Deviam estar já a caminho do cinema!

Tenho certeza que vão adorar o filme Jujutsu Kaisen 0 e chorar por mais no final.

Agora, para quem nunca viu um único episódio e está indeciso ou receoso, porque pensa que não vai entender a história, fiquem descansados porque o filme faz um bom trabalho ao explicar as regras de como aquele mundo funciona, de forma gradual à medida que a narrativa avança.

No mundo de Jujutsu Kaisen, as emoções negativas podem originar maldições (em Jujutsu Kaisen-série as maldições tomam a forma de seres feitos de energia ) e estas causam imensos problemas à humanidade. Por isso, são normalmente caçadas e exorcizadas por alunos treinados no liceu Jujutsu de Tóquio – uma instituição de ensino especializada em todo tipo de assuntos ligados a maldições. 

Jujutsu Kaisen 0 – Yuta

O que nos leva ao protagonista do filme, o jovem Yuta que teve a infelicidade de ver a sua melhor amiga Rika Orimoto morrer num acidente mesmo em frente dos seus olhos, ficando fortemente amaldiçoado por ela. Incapaz de contornar a situação e consciente dos danos que o seu estado causou ao seu redor, Yuta desiste de viver aceitando a morte como única saída. 

Apenas quando conhece o professor Gojo Satoru é que surge uma nova esperança. Yuta junta-se ao liceu Jujutsu para aprender a controlar a maldição que o atormenta e tentar livrar-se dela.

Jujutsu kaisen 0
Jujutsu kaisen 0 – Gojo Satoru

Mas as coisas nunca são simples. Suguru Geto, um ex aluno do liceu também está interessado em Yuta. Considera a sua maldição, a chave de sucesso para o seu plano de revolucionar o mundo, eliminando todos os seres humanos que julga serem inúteis.

Ao longo do filme, podemos acompanhar a evolução e amadurecimento de Yuta, através do apoio que recebe não só do professor como dos colegas de turma. Esta evolução faz-se acompanhar de uma lição de vida que se aplica também ao mundo real (vão ter de assistir ao filme para descobrirem qual é, aqui não há spoilers).

Jujutsu kaisen 0
Jujutsu kaisen 0 – Suguro Geto

Tudo isto acontece em diversos cenários, extremamente detalhados. Desde a posição da luz, sombra e reflexos (que são imensos), cada coisa é colocada no lugar certo de forma a criar paisagens realistas.

Outro ponto alto deste filme são os combates. A animação dos combates é de topo. Os movimentos são rápidos, explosivos, com imenso impacto quando colidem. Oferecem um autêntico espetáculo de acrobacias distante dos limites humanos mas que faz todo o sentido para o mundo de Jujutsu Kaisen.
Considero que Jujutsu Kaisen 0 é um bom ponto de introdução ao franchise, uma vez que até é uma prequela a série. Deixou-me interessado em assistir e saber mais sobre este mundo. A experiência de assistir no cinema tem sempre um fator amplificador que contribui para uma maior imersão na história.

Jujutsu Kaisen 0 – trailer