Doutor Ivo Robotnik regressa para desforra em Sonic 2

Doctor Robotnick está de volta para a segunda ronda contra o veloz ouriço azul e, desta vez, com reforços à altura do desafio: o seu fiel braço direito, agente Stone e Knucles, o Echidna.

Em Sonic 2, começamos logo a explorar o que aconteceu ao Dr. Ivo Robotnik, depois de ter sido aprisionado no Reino dos Cogumelos no final do filme anterior. Ele usa o seu vasto intelecto, juntamente com as peças da nave que pilotava e o espinho do seu encarcerador para construir um dispositivo que o auxilia na sua fuga. E é aí que conhece Knuckles, o último guerreiro Echidna, entusiasmado para provar o seu valor contra o Sonic. Este encontro resulta numa aliança entre os dois.

Sonic 2 – Dr. Robotnik está
de volta!

Por outro lado, o jovem Sonic tem tentado aproveitar a sua vida da melhor forma possível para um adolescente. Tem explorado a vida de super herói, fruto da confiança que ganhou ao derrotar Dr. Robotnik.

E verdade seja dita, ele não tem feito um bom trabalho. Acaba sempre por causar mais estragos do que os problemas que tenta resolver. Mas o seu excesso de confiança impede-o de reconhecer que estes seus atos têm efeitos desastrosos para as pessoas.

Tudo isto muda quando reencontra o seu némesis, Dr. Robotnik e o seu novo parceiro Knuckles. Sonic sofre uma derrota avassaladora e é resgatado por um novo aliado, Tails.

Sonic 2 – Tails

Sem tempo para chorar sobre o leite derramado, Sonic e Tails começam uma corrida contra Robotnik e Knuckles, em busca de um artefato que promete dar poder absoluto a quem o empunhar – a Esmeralda do Caos.

Novos amigos e velhos rivais

Ao nosso ouriço favorito juntam-se agora mais dois amigos felpudos. Tails, interpretado pela atriz Colleen O’Shaughnessey, é uma raposa com duas caudas. Extremamente inteligente e criadora de engenhocas que o auxiliam em diversas tarefas. E  Knuckles, o último guerreiro Equidna. Treinado desde criança para diferentes formas de combate, no entanto, não é muito brilhante, o que permite que um certo doutor se aproveite da sua ingenuidade para fins nefastos.

Como não há grandes heróis sem grandes vilões, Jim Carrey continua a sua brilhante performance como Ivo Robotnik. Desta vez, o visual está mais próximo da personagem dos videojogos, mas o comportamento é o mesmo que roubou os nossos corações no filme anterior. 

Explorando o passado

Nesta sequela, a personagem Longclaw é mais explorada. Trata-se da figura materna de Sonic, introduzida no primeiro filme, a qual vislumbrámos apenas nos primeiros minutos. Agora, sabemos um pouco mais acerca da importância que esta teve na vida do nosso herói e a missão que lhe confiou, antes de o mandar para o mundo dos humanos.

Sonic 2

Referências e o futuro

Como uma boa adaptação de uma personagem de videojogos, há várias referências espalhadas pelo filme. Desta vez até dos jogos mais recentes. 

Se assistiram ao filme anterior, este torna-se obrigatório, porque finalmente começam a surgir respostas a alguns pontos da narrativa anterior que ficaram em aberto. Tudo isso, enquanto prepara as coisas para uma possível sequela (Sonic 3?).

E para quem não viu o anterior, não há problema, porque neste filme  há imensas referências aos eventos mais relevantes. 

Sonic 2 foi uma experiência agradável, entretida, com muitas gargalhadas e tem potencial para agradar tanto os mais novos como os mais velhos.