Quem é Ms. Marvel, a nova heroína do Disney+
Com a chegada de Ms. Marvel ao Disney+, a curiosidade sobre esta nova personagem tende a aumentar, logo para começar, com o porquê do nome Ms. Marvel, quando já apresentaram anteriormente a Capitão Marvel (interpretada por Brie Larsen) e por ser a primeira super-heroína muçulmana do MCU.
Tenho de recorrer aos livros de banda desenhada da personagem, tendo em conta que foi neles que tudo começou. Não me esqueço que é comum as adaptações cinematográficas introduzirem elementos novos e modificarem outros existentes nos comic books para integrar as personagens nas regras já estabelecidas do MCU (Marvel Cinematic Universe), o que não tem nada de mal.
Quem é Kamala Khan?
Trata-se uma das personagens da Marvel mais adoradas da atualidade. Criada pela escritora Gwendolyn Willow Wilson e pelos artistas Adrian Alphona e Jamie McKelvie como uma jovem muçulmana de origem paquistanesa, fanática por super-heróis, e com uma admiração especial e profunda por Carol Danvers (a super-heroína conhecida por Capitão Marvel).
Na banda desenhada, o nome Ms. Marvel pertencia inicialmente a Carol Danvers que o abandonou quando assumiu o codinome Capitão Marvel. O título Ms. Marvel ficou livre durante algum tempo. Quando os poderes de Kamala Khan se manifestam, esta decide adotar o nome de Ms. Marvel em homenagem à sua super-heroína favorita.
No MCU, Danvers nunca usou o nome Ms. Marvel. Teve a sua estreia diretamente como Capitão Marvel, por isso, a origem do nome é ainda um mistério deste universo cinematográfico. Ao adaptar a banda desenhada para o MCU, decidiram manter Kamala a homenagear a sua heroína preferida ao escolher o nome Ms. Marvel para as suas aventuras super-heróicas.

Na sua essência, Ms. Marvel é a mesma na banda desenhada e na série, com a sua energia, entusiasmo e a vontade de mudar o mundo que se tornam contagiantes. A grande diferença reside na forma como ganha os seus superpoderes e como estes se manifestam.
Enquanto na banda desenhada Kamala ganha superpoderes quando é exposta ao Terrigen Mist – um gás que causa alterações genéticas a indivíduos que possuem ADN dos Inumanos, já no MCU a personagem consegue os seus poderes ao utilizar uma relíquia de família.
Esta diferença provavelmente deve-se à forma como os Inumanos não conseguiram ter o sucesso desejado nas suas encarnações anteriores no pequeno ecrã, quer na própria série, The Inhumans, quer em Agentes da S.H.I.E.L.D..
Quanto aos poderes em si, na banda desenhada Kamala consegue alterar a sua aparência, alongar os seus membros e aumentar o seu tamanho. Na série, aparenta criar construções de cristal, o que também lhe permite alongar os membros para manter o espírito dos poderes originais.

Esta foi uma alteração que causou algum descontentamento entre os fãs da personagem, pois é demasiado diferente do material original e que a torna semelhante (em termos de poder) a uma personagem da DC Comics.
Pessoalmente, não tenho uma opinião forte sobre esta diferença. Só o desenvolvimento da personagem durante a série poderá indicar se foi uma escolha acertada.
Já a nível de personalidade, tudo indica que as duas versões estão muito próximas, desde o seu entusiasmo e o fascínio pelos super-heróis, assim como o interesse em usar os poderes para fazer o bem e a relação, às vezes difícil, que tem com a família e os valores tradicionais.
Acima de tudo a presença de Kamala Khan na MCU trás ao mundo a representação de uma comunidade, religião que muitas vezes é mal representada pelos meios de comunicação noticiosos. Conhecer uma família muçulmana, as suas tradições e trato dá ao MCU uma nova camada emocional e uma amplitude cultural em continuação como que foi feito com Moon Knight ou Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Espero poder ter ajudado a esclarecer algumas questões ligadas à personagem.
Tenham em consideração que a versão MCU da Kamala terá as suas individualidades face às versões anteriormente vistas.
O primeiro episódio de Ms. Marvel da Marvel Studios já está disponível no Disney+.